http://www.nelsonrego.art.br/
Daimon Junto à Porta
Coletânea de contos (2011, Dublinense) com temas e focos narrativos variados, mas que têm em comum personagens possuídos por arrebatamentos. O livro foi o vencedor do prêmio Açorianos de Literatura em 2011, no gênero conto.
Daimon, para os antigos gregos, é tanto a natureza externa quanto a interna. É a potência para perseguir o que faz falta. Ao mesmo tempo interno e externo, ele é o indivíduo e algo além do indivíduo. Em princípio, nem bom, nem mau – mas, com certeza, forte –, o daimon pode ser a correnteza que leva para qualquer direção. O indivíduo pode ter êxito com esse algo que está além e o habita. E pode também ser esmagado pela força tremenda que ele traz.
TRECHO DO LIVRO
Tudo estava ruim, mas ficou pior depois que a televisão veio aqui e filmou seu Seis revirando os olhos e recitando sem parar os nomes dos mortos. No início, seu Seis fora apenas o mais doido entre os malucos já contratados por meu pai. Alguns são malucos. Outros, safados fingindo serem médiuns. Eu sei quando eles estão fingindo, eu sinto. E sei quando são doidos e acreditam de verdade.
Seu Seis nunca quis cobrar. Dizia que não se cobra por um dom dado por Deus, não tem preço. Queria jorrar como uma fonte de água pura para todos, era o que dizia. Meu pai convenceu ele a cobrar pelas consultas, em nome de manter a casa. Seu Seis concordou. Cobrava o valor da comissão paga a meu pai e mais um pouco, que era para custear alimentação, luz, essas coisas, já que decidiu ficar morando no quarto anexo ao consultório. Meu pai tem faro para negócios.
Percebeu logo que seu Seis iria render muito. O outro médium, que trabalhava há meses no consultório, continuou atendendo, alternando-se com seu Seis. Por pouco tempo. Era um fingido, mas tinha alguma intuição e compreendeu que o melhor era ir para longe de seu Seis. Meu pai só tem olhos para dinheiro e não viu que, depois de dinheiro, seu Seis traria desgraça.
SOBRE O LIVRO
Açorianos Entrevista Erotismo e Filosofia Palavraria Gostei Muito
Mais um Livro Ranchocarne Rizzenhas Gazeta do Povo Livrada
Ouse Saber Top 5 2011 Amálgama Pop4  
Próxima Página
Sobre o Autor Meninas em Quadrinhos Mercado de Pulgas Outros Textos
Tão Grande Quasenada Daimon Junto à Porta Noite-Égua A Natureza Intensa
Antigamente Ontem e Hoje Onde Encontrar Contato
INÍCIO