|
|
|
|
Uma
garota se exibe para uma plateia nada usual, um jogo de
farsantes sinceras se desenrola durante as noites num
labirinto de canais, o desejo aproxima a juventude da face que
lhe é oposta: alguém que parece nos enxergar de muito longe,
do lado de lá da vida. A natureza emerge até provocar o êxtase
que faz o indivíduo transbordar para além de si. |
|
Uma estranha felicidade aflora das
tramas: transgressora. |
|
Nos quatro contos, esse sentimento
brota por todos os lados e tem a força da correnteza e da libertação.
Os transgressores rompem algo ao mesmo tempo nítido e de difícil
definição, eles têm a leveza de quem encontrou o seu repouso na
velocidade. |
|
De que planeta vieram os
personagens? Eles são singulares, mas parecem ter sempre vivido aqui.
Eles parecem tão familiares e, talvez por isso, estranhos. |
|
TRECHO DO LIVRO |
|
Só agora percebo que as
pernas finas de Deus são um pouco tortas, quando interrompe a
corrida, volta-se e repete, olhando em meus olhos, covinhas
formadas nos dois lados do sorriso da malícia, que depois irá
nos ver no orquidário. Deus retoma a sua pressa através do
gramado, em busca da festa e do fotógrafo que está a lhe
paquerar, vestido curto na cor da flor da cerejeira e desenhos
by Schelling, como estava escrito no folheto bilíngue que vi
jogado sobre alguma mesa. Sim, Deus tem pernas um pouco
tortas, quase imperceptível, só hoje enxerguei. Um pequeno
defeito? O charme está no que fazemos com as imperfeições, é o
que a sócia designer gosta de repetir. A perfeição só existe
como molde impossível de ser conquistado e que marca os
desvios. O charme ganha lugar a partir do desvio. A perfeição,
se fosse possível, seria o Grande Mesmo, o Grande Sempre, o
Grande Tédio. A perfeição existe para explodir-se para fora de
si e gerar a miríade das imperfeições em movimento de
impossível retorno à eternidade imóvel do Grande Molde. Deus é
mal-educada? Sua meiguice sem essa pitada de instabilidade não
teria a mesma sedução. Estou hipnotizado pela descoberta de
que Deus tem as pernas tortas. Lá vai Deus através do gramado,
algo em mim se comove com a visão de suas pernas e com a
súbita irrupção da frágil criança que foi e ainda é por dentro
da adolescente agitada pelos prazeres que a noite promete. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Palavras-Chave: Escritor Nelson Rego, a natureza
intensa, entre fantasmas e desejos, nelson rego, nonada, jornalismo,
travessia, noite-égua entre fantasmas e desejos nelson rego,
noite-égua entre fantasmas e desejos nonada jornalismo travessia,
daimon junto à porta de nelson rego ganha prêmio açorianos,
dublinense, daimon junto à porta de nelson rego ganha prêmio
açorianos, daimon junto à porta ganha prêmio açorianos dublinense, a
natureza intensa de nelson rego milton ribeiro, a natureza intensa
milton ribeiro, a natureza intensa nelson rego sul21, daimon junto à
porta evidencia a presença extra no cotidiano nelson, rego homo
literatus, daimon junto à porta evidencia a presença extra no
cotidiano nelson rego, daimon junto à porta evidencia a presença extra
no cotidiano, homo literatus, daimon junto a porta de nelson rego r.izze.nhas,
daimon junto a porta r.izze.nhas, nelson rego izze resenhas, novo
livro de nelson rego explora beleza e hedonismo como ideias, clicrbs,
a natureza intensa clicrbs, contos interligados nelson rego jornal do
comércio, entrevista nelson rego coordenação do livro e literatura,
audiolivro nelson rego ubook, audiolivro nelson rego, nelson rego
ubook, entrevista nelson rego coordenação do livro e literatura,
entrevista nelson rego lume ufrgs, entre ambiências militância e arte
entrevista com o prof. nelson rego, geração de ambiências três
conceitos articuladores nelson rego, nelson rego tão grande quase
nada, tão grande quase nada, nelson rego daimon junto à porta, daimon
junto à porta, nelson rego noite-égua, noite-égua, nelson rego a
natureza intensa, a natureza intensa, nelson rego escritor, A capa de
A natureza intensa, novo livro de contos de Nelson Rego, não poderia
ser mais apropriada. Não sei quais são as principais referências
literárias de Nelson Rego |
|